Pesquisas realizadas com diversas empresas americanas, comprovam que as propagandas realizadas por empresas em redes sociais, têm gerado mais retorno financeiro, com melhores lucros e reconhecimento. Atualmente é difícil encontrar quem não tenha cadastro em uma rede social, assim as empresas que optam por utilizá-las têm mais oportunidades de divulgação para um público maior.

As redes sociais, quando usadas adequadamente trazem benefícios às empresas, pois este tipo de tecnologia pode agilizar os processos de negócio além de melhorar o conhecimento coletivo da empresa, como também ser um diferencial.

É interessante que toda empresa faça bom uso dessas ferramentas, pois elas permitem expansão no mercado, além de facilitar o acesso dos clientes a elas, aceitando ainda opiniões dos usuários, tal como o que pode ser feito para agradá-los, criando assim, um melhor inter-relacionamento. Portanto, usar e abusar da utilização dessas redes é um grande avanço tecnológico para as empresas e, certamente, atrairá mais recursos.

O marketing viral é uma técnica desenvolvida através de sites como o Orkut, Twitter, YouTube, Facebook, MySpace e também em sites de relacionamento específicos de cada segmento, com objetivo de produzir ganhos na promoção da imagem do anunciante e fixação da marca. As pessoas usuárias dessas redes, com o compartilhamento de conteúdos de interesse mútuo, acabam por se tornar o veículo que transmite a mensagem de marketing. A comunicação através de comunidades e redes sociais, proporciona maior aproximação com usuários de interesses semelhantes que interagem entre si e formam grupos que compattilharm experiências e opiniões.